Além de estimular as atividades escolares de crianças carentes da África, ação contribui para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual, numa corrente de solidariedade e amor que rompe as fronteiras do Brasil

Ajudar quem precisa. Com essa ideia, o CENSA Betim instituição com 56 anos de história e referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, tem feito parte de uma corrente de solidariedade através do projeto ‘Cadernos Fraternos’, da ONG ‘Fraternidade sem Fronteiras’. A iniciativa, que tem como objetivo levar cadernos para várias regiões necessitadas do Brasil e da África, ajuda crianças carentes que não têm acesso a material escolar básico, como cadernos, lápis e borracha.

A mestre em psicologia e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, é também coordenadora voluntária do Cadernos Fraternos em Minas Gerais. Para ela, o projeto oferece muito mais que materiais para estudar. “Esta é uma ação que tem como objetivo oferecer cadernos, lápis, canetas, estojo para crianças e jovens ligados aos projetos da Fraternidade sem Fronteiras, no Brasil e na África. O diferencial nessa ação tão importante está nas capas que esses cadernos são revestidos. Mãos amorosas preenchem essas capas de amor e beleza e em 2019, nós tivemos escolas envolvidas com seus alunos, pais e professores. Ou seja, tivemos famílias inteiras envolvidas em várias tardes e noites de trabalhos com relatos profundamente emocionantes, mostrando o que um simples caderno pode fazer”, comenta.

Segundo Natália Costa, a produção dos cadernos que serão destinados para a África tem um forte envolvimento emocional dos educandos do CENSA Betim. Prova disso, é que fica claro a alegria deles em participar. “Vamos acompanhando esse despertar que os Cadernos Fraternos nos proporcionam. No começo, é somente uma fresta, mas por essa fresta cruzará um campo moçambicano, um sorriso de uma criança, uma mãozinha e um caderno e assim são todos os anos. Cadernos Fraternos agregando, levantando, despertando e mostrando que tudo começa com as mãos abertas. Além dos cinco polos no Brasil, o projeto agrega mais quatro polos internacionais, sendo, Itália, Suíça, França e EUA. Ou seja, está em vários lugares”, salienta.

1º Encontro Cadernos Fraternos – 6 º Edição 2020 Brasil

Para celebrar as mãos amorosas que ajudam o projeto a acontecer, será realizado o ‘1º Encontro Cadernos Fraternos’, com o foco na importância da educação para o futuro das crianças no mundo. “Devido a pandemia de Covid-19, faremos o evento na modalidade virtual, com a Sexta Edição 2020 Brasil, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro. O encontro terá como tema central ‘É preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania” – Paulo Freire’. Convidamos a todos para participar desta linda ação que mostra o que um simples caderno pode fazer muita diferença nas vidas de tantas crianças no Brasil e na África”, completa.

CENSA Betim

O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção e hoje é referência nacional nos cuidados pessoas com deficiência intelectual. Com cerca de 100 educandos atualmente, a instituição possui uma equipe transdisciplinar de profissionais da área da saúde e educação que somam esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão desses indivíduos. Além disso, o CENSA é um espaço de formação e parceria com escolas públicas e privadas, além de faculdades e universidades. Seus profissionais estão sempre engajados na produção científica de artigos, livros e teses e, com isso, se mantêm atualizados na busca de soluções estruturadas para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.

CENSA Betim

Local: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG

Instagram: @censabetim

Facebook: //www.facebook.com/censabetim/

Site: www.censabetim.com.br

 


comentários