Foto: Delivery Center – Créditos: Delivery Center.

A startup Delivery Center faz sua estreia em solo mineiro nos empreendimentos da brmalls, levando mais agilidade e segurança ao processo de compra online com entrega expressa

Reinvenção! Esse é o novo mantra do varejo brasileiro. Os reflexos da pandemia do novo coronavírus nos negócios têm estimulado as empresas a apostarem em novas soluções que possam atender as demandas do consumidor, mesmo à distância. Com suas lojas fechadas há mais de três meses, em cumprimento às medidas de isolamento social que impuseram restrições ao funcionamento do comércio em Belo Horizonte, os shoppings Del Rey e Estação BH apoiaram o processo de digitalização de seus lojistas e anunciam uma novidade que pode incentivar ainda mais as vendas online: a implantação da plataforma Delivery Center.

A solução, desenvolvida pela startup brasileira de mesmo nome, foi inspirada em um modelo de negócio chinês e já está presente em shoppings do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. A proposta da Delivery Center é ser um ecossistema que promove a multicanalidade ao integrar lojistas físicos, marketplaces e shoppings com centrais de distribuição em locais estratégicos para fazer a entrega rápida. Assim, o cliente tem uma boa experiência garantida com a entrega do produto no mesmo dia ou, se preferir, em uma hora – com toda a segurança, comodidade e tranquilidade que o momento exige.

Na prática, é montada uma central de entregas dentro do shopping, o QG Delivery Center, que recebe o pedido diretamente do canal de venda do lojista – site, whatsapp, vitrine virtual, drive-thru, app – e envia um profissional “shopper” para retirada do produto na loja; enquanto isso, o sistema já vai definindo a melhor rota para que o entregador parceiro possa realizar o serviço; o item é direcionado à central Delivery Center no mall, onde passa por conferência, é embalado e disponibilizado para entrega imediata. A plataforma Delivery Center nos empreendimentos brMalls também está integrada em diferentes sites e marketplaces em que o consumidor pode sinalizar, no ato da compra, a opção de entrega expressa.

Os shoppings Del Rey e Estação BH implantarão o serviço em meados de julho, levando à casa dos clientes suas marcas preferidas do segmento classificado como goods (bens de consumo, com exceção de alimentação), que já aderiram à nova modalidade.

No Shopping Estação BH, no vetor Norte, será possível fazer compras, sem sair de casa, em lojas conhecidas do público, como: Samsung, Orthocrin, Claro, O Boticário, L’Occitane, World Tennis, Bio Mundo, Cacau Show, Love Gifts, Lacqua di Fiori, Quem Disse Berenice, dentre outros. O serviço representa um marco facilitador para o lojista no processo de venda remota, garantindo mais um recurso para fortalecer o segmento varejista no difícil momento enfrentado com a suspensão temporária nas atividades dos shoppings.

De acordo com Rumenigue Marchioro, Gerente de Marketing do Shopping Estação BH, o momento pede essa transformação. “Desde que fomos acometidos pela pandemia do novo Coronavírus, estamos nos adaptando às mudanças na relação de consumo. Além de estar mais atendo à origem do que compra e o posicionamento da marca de sua preferência, o cliente tem priorizado sua segurança e comodidade, duas das premissas da Delivery Center”, reforça.

“Dessa maneira, a venda online se tornou imprescindível para nos adaptarmos a uma realidade que já estava por aqui. Hoje, nossa vitrine e o cardápio virtuais possibilitam que o Shopping Estação BH esteja ao alcance das mãos do consumidor, e a Delivery Center chegou para complementar a engrenagem nesse novo formato e experiência de compra”, garante.

Já no Del Rey, localizado na região da Pampulha, a chegada do Delivery Center oferece uma nova experiência de compra aos seus consumidores, com a excelência com que eles já estavam acostumados. Marcas como Samsung, Via Rara Joias, Meios e Metas, Live, TBaby e Calvin Klein estão entre as que “comparam a ideia”. A gerente de marketing do empreendimento, Marina Diniz, destaca o novo canal como mais um passo importante de um futuro próximo. “O consumidor é omnichannel e há muito tempo nos dedicamos a esse assunto, buscando novas experiências que atendam suas necessidades. Os desafios impostos pela pandemia só aceleraram um processo que estava em andamento. Sabemos que a partir da reabertura de nossas operações experimentaremos um novo momento, em que o mundo “figital” (fusão do mundo digital com o físico) terá ainda mais força. Por isso, estamos preparando nossos lojistas para esse cenário e oferecendo alternativas inteligentes que podem alavancar suas vendas”, reforça.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a Konduto – empresa especialista em risco e prevenção à fraude no e-commerce e em pagamentos digitais -, desde o início das medidas restritivas impostas pela pandemia surgiram 80 mil novas lojas virtuais e houve um aumento de 47% no número de pedidos online no mês de abril. A análise setorial mostra ainda que, entre março e abril, 25 milhões de pedidos foram realizados em 4 mil lojas virtuais e o número de clientes com ao menos uma compra pela internet cresceu em quase 1 milhão.

Uma nova porta de entrada

A adesão a Delivery Center é descomplicada. O lojista consegue integrar seus multicanais de vendas em uma única plataforma, com a vantagem de ter um ecossistema que fornece desde tecnologia e consultoria até expertise logística, atuando como facilitadora de todo o processo in loco, no shopping mesmo, tudo para auxiliar o lojista no contato com seu público e garantir agilidade em seu serviço de delivery.

No Estação BH, o quiosque Delivery Center que serve como QG, centralizando os pedidos, fica localizado no G1, local em que o shopper organiza a logística das mercadorias e despacha pelos entregadores. Já no Del Rey, a central de distribuição da plataforma será montada no estacionamento G1 (Av. Carlos Luz, próximo ao estacionamento de motos), facilitando o acesso aos entregadores.

Os shoppings mineiros elevam para 13 o número de empreendimentos da brMalls conectados ao Delivery Center em todo o país. A companhia foi uma das pioneiras a investir nessa solução e coleciona bons resultados. Em maio, os shoppings da brMalls atingiram cerca de 100 mil pedidos via Delivery Center, originados pelos diversos canais já conectados. O whatsapp foi o “grande vendedor” das empresas no período, responsável por 12% das compras do segmento goods (bens de consumo, com exceção de alimentação).

O serviço tem se despontado como uma alternativa importante para os lojistas durante o período de isolamento social. Entre os meses de abril e maio, houve um crescimento médio de 190% no total de vendas e de 2.300% quando considerado apenas o segmento goods, na comparação com os meses de janeiro e fevereiro de 2020. No mesmo período, o número de novas lojas que aderiram à solução omnichannel saltou 1.500% nos shoppings da companhia localizados no Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Barueri, São Bernardo do Campo e Curitiba.

Para Gabriel Carmo, Head de Business da Delivery Center, essa evolução de digitalização dos lojistas é um processo natural, visto que hoje temos soluções e tecnologias que desmistificaram todo esse processo. “Estar presente em plataformas de vendas online abre um leque de possibilidades, pois é um público consumidor que já existe e está apenas esperando por oportunidades. Em geral, lojistas que aderem a esse universo digital conseguem um complemento importante no faturamento mensal”, explica.

Sobre a Delivery Center

A Delivery Center é um ecossistema que promove a multicanalidade ao integrar lojistas físicos, marketplaces e shoppings. As centrais ficam em locais estratégicos para receber os pedidos de consumidores, coletar os itens junto aos lojistas e fazer a entrega rápida. Os shoppings, inseridos em grandes centros urbanos, funcionam como centrais de distribuição tanto para compras efetuadas por aplicativos quanto como plataformas próprias e de terceiros, que buscam otimizar suas operações. Essa integração gera economias de escala, rapidez nas entregas e uma relação de parceria entre empreendimentos e lojistas. A companhia conta com centrais de entregas distribuídas por São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e prevê a inauguração de novas unidades nos principais centros urbanos do Brasil nos próximos anos.


atualizado em 03/08/2020 - 15:16

comentários