Saiba como o procedimento cirúrgico pode reduzir os riscos da pressão alta, além da obesidade.

A obesidade e a hipertensão são dois transtornos que causam muita preocupação em grande parte da população mundial. As duas doenças, que podem ser interligadas ou não, são consideradas, pela Organização Mundial da Saúde, problemas de saúde pública que afetam diversas pessoas em vários países. O que muita gente não sabe é que, recentemente, um estudo comprovou que a cirurgia bariátrica, principal forma de tratamento para a obesidade, também pode ser uma aliada no tratamento contra a hipertensão relacionada a este mesmo mal.

O estudo realizado pelo Hospital do Coração de São Paulo mostrou que mais de 80% dos pacientes conseguiram manter a pressão sob controle utilizando menos medicamentos após a cirurgia bariátrica, também conhecida como redução de estômago. Enquanto isso, dentro desse índice, cerca de 50% manteve a pressão controlada sem o uso de medicamentos.

O cirurgião endoscopista Bruno Sander, especialista em gastroenterologia e nutrologia, explica que uma das principais causas para obter tais resultados está relacionada às mudanças metabólicas provocadas pelo procedimento. “Com a diminuição da gordura, aliada a alimentação mais restritiva e bons hábitos físicos, o metabolismo muda radicalmente. Essa é a principal maneira de manter a pressão controlada e evitar danos caso a saúde cardiovascular seja prejudicada”.

Hábitos saudáveis

Ele alerta, no entanto, que os cuidados em longo prazo devem ser constantes. “A cirurgia é apenas o primeiro passo para trazer de volta a saúde e qualidade de vida do paciente. É preciso ter em mente que os resultados só serão duradouros se os hábitos saudáveis também continuarem pelo mesmo caminho, além de manter um acompanhamento multidisciplinar”, completou o diretor clínico do hospital dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte.

FonteBruno Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e nutrologia. É diretor clínico do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (www.sandermedicalcenter.com.br).


comentários